Calamidade

Caros leitores,

Nota-se que o movimento estudantil Imperatrizense está lançado á propria sorte. O que me surpreende é o tamanho em que se encontra este câncer:

Deu no blog do Carlos Hermes


óÓtima nota publicada no blog do meu amigo Paulo Negrão, www.pnegrao.blogspot.com... mostra a realidade da Umes de Imperatriz. Todo mundo sabe que o PSDB de Imperatriz é o grande responsável pela quase total destruição desse entidade.

Aparelharam-na utilizando pra fazer campanha de dois candidatos a deputado estadual e um federal em 2006. Na última eleição pra prefeito, ninguém encontrava a atual presidente, manobrada pelos "velhos jovens" do ninho, na sede da entidade sempre fechada, mas nas caminhadas do candidato tucano e de sua candidata a vereadora, que usou o nome da UMES em benefício próprio...

Já que perguntar não ofende,
pra onde teria ido o dinheiro dos estudantes que pagam pela identidade estudantil?
Com o nome já vimos que houve uma apropriação indébita, já que os donos da entidade(estudantes) não autorizaram a tal candidata a usá-lo.

TRISTEZA

Fico particularmente triste, por que suei (junto com outros companheiros importantes) as canelas percorrendo de bicicleta as escolas de Imperatriz, andando na base, discutindo com a estudantada,a construção da luta estudantil e o nome da UMES. Durante nossa gestão (1999-2001) conquistamos:

Sede própria (claro que não nas condições abaixo), com toda estrutura de funcionamento - 2 computadores, mesas, birôs, balcão de atendimento, mesas, cadeiras,ventiladores, mural(ou seja, tudo que tem lá) e ainda deixamos R$ 12.500,00 em caixa.

Fora as conquistas políticas, luta pela meia; mobilizações; criação de Grêmios estudantis; luta contra tele-sala; pela vinda da CPI do Crime organizado a Imperatriz...

Veja o que restou:

ESTUDANTES SECUNDARISTAS SÃO ABANDONADOS PELA UMES EM IMPERATRIZ



A entidade que deveria congregar os estudantes secundaristas de Imperatriz está literalmente abandonada pelas pessoas que deveriam trabalhar pelo público estudantil. Na parede o expediente de atendimento está informando os horarios das 08 as 12 e das 14 as 18 horas, mas quen esteve lá essa semana comprovou que não há um pé de cristião para dá expediente.




Na calçada o capim toma conta e os vidros da porta já forma até quebrados pela ausencia de pessoas no expediente da entidade.






O sinal de abandono é visivel nas vidraças da porta da frente, porém não faz muito tempo a direção da entidade tinha tempo de sobra inclusive para participar de campanha eleitoral pedindo votos a comunidade para candidatos a vereador e prefeito em programa de TV.


Esta é a imagem real hoje da UMES em Imperatriz, a sala de recepçao aos estudantes se encontra assim, pixada e abandonada. onde estão os estudantes de Imperatriz que naão reagem diante desta situação de discaso e abandono público.




Estas são imagens Vergonhosas!!!
Vamos acabar com esse Descaso e Abandono!!

Por isso vamos levantar a bandeira das DIRETAS JÁ NA UMES IMPERATRIZ!!!

Este é o primeiro passo para renovarmos o movimento estudantil em nossa cidade!



FÓRUM DA JUVENTUDE

Divulgado no blog do Professor Isnande Barros.


Líder estudantil denuncia manobras de ex-secretário


Várias denúncias de irregularidades nos fóruns regionais da juventude foram feitas nesta segunda-feira (24) pelo líder estudantil Rômulo Silva Ferraz, presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Imperatriz (Uesi). O principal alvo das denúncias é o ex-secretário estadual da Juventude e do Esporte, Weverton Rocha. Segundo Rômulo, as manobras têm como objetivo tornar o fórum um reduto de aliados do ex-secretário Weverton, pré-candidato a deputado federal na eleição do ano que vem pelo PDT. A principal reclamação do líder estudantil é quanto à substituição de sua entidade, que aderiu ao Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) no fórum regional de Morros, realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril, que foi presidido pela vereadora Amanda Monique (PDT). “Os dois nomes dos representantes na Uesi na relação oficial de presença são Ciro Rodrigues Martins e Jakeline Leite, que não fazem parte das Uesi”, afirmou. Ciro, de acordo com Rômulo, é superintendente da Secretaria de Juventude e Esporte de Imperatriz, e Jakeline é supostamente a presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes).“O Ciro é funcionário da Secretaria de Juventude de Imperatriz, e a Jakeline, que imaginamos ser a Jakeline Moreira, é presidente da Umes. Eles nada têm a ver com a Uesi. Como e por que ocorreu essa troca?”, questionou Rômulo, que foi o representante legal da Uesi no evento. Rômulo protocolou a lista de presença das entidades em cartório e viajou para São Luís, onde promete buscar na Justiça o direito da Uesi de indicar seus representantes para o fórum de Cururupu, que acontece de sexta (28) até domingo.“Iremos pedir a suspensão do fórum, caso não nos dêem o direito de participar do fórum, já que aderimos oficialmente ao Fórum Estadual, mas fomos substituídos por outros dois representantes que nem fazem parte da Uesi. Também vamos denunciar o caso à promotora Sandra Elouf”, garantiu Rômulo. Ele denuncia também que várias entidades estão registradas mais de uma vez na lista de presença do fórum de Morros, como a Juventude Socialista (JS) do PDT. “Outro absurdo comandado pelo grupo do ex-secretário”, reforçou Rômulo. O líder da Uesi acusou o secretário-geral do Fórum, Rafael, ligado a Weverton Rocha, de atuar de forma deliberada no “aparelhamento” do Fórum Estadual de Juventude com pessoas ligadas ao ex-secretário da Juventude e do Esporte. Rafael, segundo Rômulo, é funcionário da Prefeitura de São Luís. “Ele se negou inclusive a nos fornecer a ata do fórum de Morros”, assegurou.RecursosRômulo disse ainda que existe uma articulação muito forte entre as entidades controladas pelo ex-secretário Weverton Rocha no sentido de “queimar” outras entidades independentes que participam dos fóruns no Estado. “Todo mundo sabe que ano que vem deve ser criado o Ministério da Juventude. E as entidades que não aderiram ao Fórum Estadual de Juventudedo Maranhão (FEJMA) não poderão receber verbas de convênios com esse ministério”, explicou o líder estudantil.

TEXTO DA LAVRA DO JORNALISTA CARLOS GABY ROCHA

Retorno

É com imenso prazer e satisfação que retorno a comunidade blogueira de Imperatriz. Com a importante missão de levar aos jovens, estudantes e sociedade em geral acontecimentos do movimento estudantil em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país.


Sempre, sempre na busca incessante de discussões que vanham contribuir com desenvolvimento de nossa sociedade.


Abraços.